Postado em: 28 abril, 2021 por: administrador
Só quem tem uma empresa sabe como é desafiador administrar o próprio negócio. Mas, no empreendedorismo, a máxima “a união faz a força” tem muito sentido – e o associativismo é prova disso.
Por se tratar de um modelo que incentiva a cooperação e integração entre indivíduos, o associativismo visa proporcionar crescimento aos envolvidos na rede. Por isso, mais do que um recurso de aproximação, ele também é uma estratégia de expansão, e permite que os participantes se desenvolvam mais do que os seus concorrentes no mercado. Ainda não ficou claro? Vamos explicar com mais detalhes.
O prática do associativismo é antiga, e surgiu muito antes da criação do próprio termo. Trata-se de uma metodologia aplicada em empresas de qualquer área de atuação, desde que todas tenham algo em comum.
Por exemplo: a Associação Comercial de São Paulo reúne milhares de empreendedores que têm empresas na capital paulista. Esta característica em comum facilita a integração entre os empresários associados e permite que eles estejam mais unidos nas ações desenvolvidas pela entidade e que visam fortalecer os participantes.
De modo geral, pequenas empresas têm dificuldades para enfrentar a concorrência de grandes corporações. Recentemente, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) liberou um relatório preocupante sobre o percentual de sobrevivência de negócios de pequeno porte no Brasil: um em cada quatro empreendimentos fecham as portas antes de completar dois anos no mercado.
Neste cenário, o associativismo funciona como um recurso para fortalecer especialmente os pequenos e médios empreendimentos, tornando-os mais competitivos e agregando qualidade aos produtos e serviços que oferecem para o mercado.
As consequências são positivas: os micro, pequenos e médios empreendedores conquistam um público maior. O consumidor, por sua vez, também ganha, pois passa a contar com mais empresas à sua disposição. Com o aumento da concorrência, surgem melhores condições e ofertas.
O associativismo nada mais é do que um modelo de colaboração entre empresas que têm interesses em comum. Os benefícios desta união são diversos: vantagens econômicas, conquistas relacionadas à representatividade e defesa mútua de interesses são apenas alguns deles.
Na ACSP, os associados se mobilizam conjuntamente para dar visibilidade a questões como a redução da carga tributária – que representa um grande empecilho para o desenvolvimento dos negócios no país -, além de lutar por outras causas junto aos órgãos públicos para favorecer o empreendedorismo.
Além disso, os empresários associados têm direito a benefícios relacionados a atividades que fazem parte do seu dia a dia – como análise de crédito com condições exclusivas, telefoniamóvel corporativa, opções de crédito e diversas ofertas que facilitam a rotina do empreendedor.
A seguir, listamos algumas vantagens que o associativismo pode oferecer ao empresário. Veja:
Usando a Vitrine de Vantagens, por exemplo, os empresários podem anunciar seus produtos e serviços para outros associados sem pagar nada – e os compradores contam com ofertas especiais. Com a redução de custos gerada por despesas menores, o lucro aumenta e a sua empresa pode chegar ainda mais longe;
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