Quem somos

Nossa História

“Central de soluções integradas para redes associadas de móveis e eletrodomésticos”

Com 06 (seis) Redes afiliadas, temos mais de 300 pontos de vendas e 160 grupos econômicos, a Rede Brasil está se consolidando como a maior central de negócios do varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil

Em setembro de 2015, durante o 6º ENACEN – Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios, realizado em Campina Grande (PB), representantes de seis associações de lojistas de móveis e eletrodomésticos com atuação em diferentes Estados do Brasil se reuniram e levantaram a possibilidade de unir forças.

Redlar (RS), Casabem (RS), Toklar (RS, SC, PR, MS), Quero Bahia (BA, CE), Toda Casa (MG) e Unimov (MG)

O Enacen é um evento anual promovido pelo Sebrae para a interação entre empresários integrados a uma central de negócio e interessados em entender melhor os benefícios do associativismo

O resultado foi a constituição, dois anos depois, da Rede Brasil, a união de associações de varejistas que atuavam isoladas em suas regiões por mais ou menos uma década. A rede de cooperação visa gerar oportunidades para lojistas do mercado de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis de modo a torná-los mais competitivos no enfrentamento da concorrência dos grandes magazines.

A Rede Brasil é resultado do amadurecimento do processo de redes regionais. O amadurecimento passa pelo compartilhamento de conhecimentos no sentido de agregar resultados para todo o grupo e deixar de lado a visão de concorrentes. Com a Rede Brasil quebramos paradigmas. Os associados têm as mesmas dificuldades e precisam estreitar os interesses e os relacionamentos para ir numa mesma linha que é o ganho de mercado.

A entidade foi consolidada por meio de estatuto e registro, e é dirigida por um presidente, vice-presidente e uma diretoria, formada por um membro de cada associação que compõe o negócio, além de uma diretoria de compras. A estrutura da gestão possibilita identificar as necessidades individuais e gerar melhores negociações.

Após o encontro inicial, sucederam-se reuniões realizadas nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, novamente em São Paulo até que se decidiu realizar encontros itinerantes em todas as sedes das redes associadas.

Estivemos na Bahia e, na ocasião, fomos recebidos por lojistas da Rede Quero Bahia. Depois, encontramos os mineiros e os gaúchos. É importante fazer esse intercâmbio.

Hoje, já temos mais de 300 lojas. Nosso caminho é fortalecer a Rede Brasil

A Rede Brasil movimenta, em compras, anualmente entre R$ 270 e R$ 300 milhões. Os dados são confirmados por meio de um sistema integrado que agrega informações de todos os pedidos realizados pelos empresários. Temos indicadores baseados nas informações de compras, mas ainda estamos buscando receber valores mais exatos de vendas e outros.

O associativismo é uma solução para elevar o nível de conhecimento sobre o mercado, o volume de compras e com isso obter redução de custos.

As SEIS redes fazem articulações para ações em conjunto. Já fizemos negociações comerciais e planejamos ações estratégicas.

Primeiros resultados

A primeira ação efetiva entre os membros da Rede Brasil ocorreu em março de 2017, durante a 17ª Movelpar (Feira de Móveis do Estado do Paraná), realizada no município de Arapongas (PR). Na ocasião, ocorreram negociações entre os lojistas e a indústria moveleira Kappesberg. Também houve uma reunião para alinhar o planejamento estratégico da Rede Brasil que prevê inclusive a busca por incentivos fiscais.

Desde lá, vem sendo acompanhando o desenvolvimento do grupo e a intenção é que seja uma representatividade no segmento aqui no Brasil.

Na Rede Brasil as negociações são pautadas nas necessidades comuns de compra dos lojistas associados. Intensificamos os benefícios para os associados da Rede Brasil. Negociamos com fornecedores do ramo de móveis e eletros. O mercado está vendo na Rede Brasil uma grande oportunidade. Existe uma preocupação no primeiro momento, mas desmistificamos isso. O propósito é fechar boas negociações em prol da rede e de seus fornecedores.

Adesão

O poder de compra em grande escala, que seria impossível aos lojistas de pequeno porte é, certamente, um dos principais atrativos para a adesão dos empresários. Além das compras em conjunto, a Rede Brasil objetiva focar em parcerias no segmento de eletroeletrônicos, produtos de decoração e serviços, como adquirência, auxílio para gestão de crediário próprio, financeiras, seguradoras, entre outros.

Uma das forças da Rede Brasil, sem sombra de dúvida, é a possibilidade de oferecer aos fabricantes 300 pontos de venda localizados em sua grande maioria nas pequenas e médias cidades, proporcionando capilaridade, potencializando assim alta escala, sinônimo da melhor diluição de custos e riscos da cadeia produtiva e menores preços ao consumidor final.

A Rede tem o foco de comprar bem. A partir de estudos, encontramos parceiros comuns entre as redes, desde o Sul até o Nordeste. Nós falamos para eles: estamos aqui, somos mais de 300 lojas.

O marketing compartilhado, o desenvolvimento da marca, os treinamentos de gestão e os investimentos em profissionalização; são características comuns das associações de lojistas de eletromóveis integrantes da Rede Brasil. Outro fator de sucesso é o planejamento tanto das campanhas de vendas quanto das novas oportunidades de negócios.

Missão

A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta. A missão define o que é a organização hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia-a-dia. A Missão da Rede Brasil ficou assim definida:

“Unir e desenvolver as redes associadas de forma sustentável”

Visão

A visão de futuro define o que a organização (ou área) pretende daqui a alguns anos. Ela  representa as ambições da organização e descreve o quadro futuro que se quer atingir dentro de um período mais longo de tempo. A Visão da Rede Brasil ficou assim definida:

“Ser a entidade referência em soluções para as Redes Associativas de varejo de móveis e eletrodomésticos”

Valores

São  idéias  fundamentais  em torno  das  quais  se  constrói  a  organização. Representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que as pessoas da organização acreditam. Os valores permeiam todas as atividades e relações  com os  clientes. Os  valores descrevem  como a organização pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua visão. Devem ser compartilhados e reforçados com todos.

  • Ética
  • Transparência
  • Cooperativismo (união)
  • Sustentabilidade – socioeconômica
  • Profissionalismo
  • Dinamismo
  • Foco em resultado
  • Valorização das Pessoas
  • Disciplina
  • Integridade e justiça

Rua Marechal Castelo Branco, 1669, Sala 101 - Santa Mônica

Feira de Santana - BA - 44007-100

+55 75 9 9935 7019

Rede Brasil Móveis e Eletros - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Hospednet